quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Viajantes no Brasil novecentista

Alteridade
- desconhecido/alteridade/estrangeiro/outro - vistos a partir de uma certa cultura, que é a cultura de origem. Falar do novo é também reelaborar o próprio lugar de origem, mantendo um diálogo com as próprias referências. Narrativa sobre o outro é uma narrativa sobre si mesmo.
- Etnocentrismo: “Eu estou aqui no centro do meu universo, o mundo da cultura e da civilização; à minha volta, em círculos cada vez mais afastados, estão aqueles que eu reconheço como seres humanos, tal como eu. Alguns são me mais próximos; outros só longiquamente me são aparentados. Para além disso, há os estranhos e estrangeiros, cujos costumes são suficientemente parecidos com os meus para que eu experimente sentimentoos de simpatia humana, mas além destes últimos há pessoas ainda mais estranhas, que não me suscitam a mínima resposta; estes estão para além dos limites da humanidade, são selvagens, animais ferozes, elementos da natureza”.
- Processo de exclusão da cultura e relegação à natureza.

Tema recorrente nos viajantes
- natureza da sociedade e a direção para a qual ela estava se encaminhando
- questão do controle sobre a natureza
- crença no progresso e na possibilidade de aperfeiçoamento humano.
- A variedade étnica do Novo Mundo: amplia o conhecimento acerca dos povos e das raças humanas, permitindo a elaboração de uma taxionomia da humanidade.

Novo Mundo para os viajantes
- superioridade da natureza americana
- valorização da diversidade das espécies.

Civilização
- oposição entre a história da humanidade e a natureza física
- homem é a criatura mais perfeita da natureza
- aposta no processo civilizador.

Transculturação e viagem
- “que papel tiveram os interlocutores americanos dos viajantes na reinvenção européia do continente ? Em que medida foram transculturadores, transportando para a Europa conhecimentos originalmente americanos e produzindo conhecimentos europeus infiltrados por conhecimentos não-europeus ?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário