quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Olhar dos viajantes

O objetivo desta aula/seminário é examinar as representações da natureza na arte brasileira do século XIX, tendo como marcos temporais a pintura de paisagem pelos artistas viajantes, como Debret e Rugendas, passando depois pelos expoentes do Grupo Grimm. Num primeiro momento, interessa perceber a aplicação de fórmulas européias, cujo resultado é o ofuscamento da luz tropical, e a descoberta da natureza pelo Grupo Grimm. Parece-me necessário, porém, enveredar por uma discussão sobre o olhar dos viajantes para entender as particularidades da representação do mundo tropical.

Características
a) conhecimento global não especializado
b) herdeiros da Ilustração e do espírito da Enciclopédia
c) valorização da natureza como objeto de estudo
d) viagem em nome da ciência: missão científica. Objetivo: ampliar o conhecimento disponível
e) afluxo de cientistas foi possibilitado pela abertura dos portos em 1808.
f) Processo de redescobrimento do Brasil, através destes homens, que depois escreveram uma extensa literatura de viagem. Objetivo: descrever o Brasil; apresentá-lo em imagens.
g)Temática: história natural ( botânica, zoologia, geografia, mineralogia, paleontologia, astronomia, meterologia).
h) Missão científica: entretenimento, conhecimento, caráter pedagógico. Público: leigo e especialista. Organizadas por academias e sociedades científicas.

Alteridade
- desconhecido/alteridade/estrangeiro/outro - vistos a partir de uma certa cultura, que é a cultura de origem. Falar do novo é também reelaborar o próprio lugar de origem, mantendo um diálogo com as próprias referências. Narrativa sobre o outro é uma narrativa sobre si mesmo.
- Etnocentrismo: “Eu estou aqui no centro do meu universo, o mundo da cultura e da civilização; à minha volta, em círculos cada vez mais afastados, estão aqueles que eu reconheço como seres humanos, tal como eu. Alguns são me mais próximos; outros só longiquamente me são aparentados. Para além disso, há os estranhos e estrangeiros, cujos costumes são suficientemente parecidos com os meus para que eu experimente sentimentoos de simpatia humana, mas além destes últimos há pessoas ainda mais estranhas, que não me suscitam a mínima resposta; estes estão para além dos limites da humanidade, são selvagens, animais ferozes, elementos da natureza”.
- Processo de exclusão da cultura, relegada à natureza.

Tema recorrente nos viajantes
- natureza da sociedade e a direção para a qual ela estava se encaminhando
- questão do controle sobre a natureza
- crença no progresso e na possibilidade de aperfeiçoamento humano.
- A variedade étnica do Novo Mundo: amplia o conhecimento acerca dos povos e das raças humanas, permitindo a elaboração de uma taxionomia da humanidade.

Novo Mundo para os viajantes
- superioridade da natureza americana
- valorização da diversidade das espécies.


Civilização
- oposição entre a história da humanidade e a natureza física
- homem é a criatura mais perfeita da natureza
- aposta no processo civilizador.

Transculturação e viagem
- “que papel tiveram os interlocutores americanos dos viajantes na reinvenção européia do continente ? Em que medida foram transculturadores, transportando para a Europa conhecimentos originalmente americanos e produzindo conhecimentos europeus infiltrados por conhecimentos não-europeus ?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário