- Movimento: Velasquez, Peter Paul Rubens (Maria de Médicis), El Greco, Santa Teresa d’Avila de Bernini; San Carlino alle Quatro Fontane, de Francesco Borromini; Palácio Carignano, de Guarino Guarini, Rubens em A festa de Vênus.
- Mundo como aparência: retratos de Velazquez da família real. Descrença no valor da verdade. "Nesse mundo em que tudo é enganoso, a vida é uma teia de meras aparências, e nada é o que parece ser. É o mundo do trompe l’oeuil, do simulacro: la vida es sueño. "
- Violência: Rembrandt Van Rijn. Boi esquartejado (Museu do Louvre); Rembrandt, Lição de anatomia; Davi com a cabeça de Golias, de Caravaggio Judite e Holofernes, de Caravaggio; A crucificação de São Pedro (Caravaggio).
- Interesse pelo conhecimento do homem: retratos de Rembrandt.
- Variedade do mundo: retrato do bufão Calabazas ou Calabazillas, de Velazquez; retrato de Don Diego de Acedo, de Velazquez; retrato de O bobo da corte Sebastián de Morra (Velazquez).
- Sensação de incompletude
- Mundo como teatro/representação.
- Gosto pela ostentação
terça-feira, 1 de setembro de 2009
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