É possível apontar aqui os elementos formais mais comuns na pintura histórica, sobretudo a de batalha, que é o que nos interessa.
- Valorização do heroísmo individual: culto ao herói, destacado na obra.
- Apelo às emoções do observador, com alta carga de dramaticidade.
- Dramatismo da natureza, convulsionada por cataclismas.
- Teor violento da batalha, com a representação cuidadosa de cadáveres e feridos, por vezes colocados no primeiro plano.
- Destaque dado às condições difíceis (muitas vezes climáticas) do contexto da batalha.
- Olhar em vôo de pássaro, que permite ao observador contemplar a cena desde o primeiro plano até o horizonte.
- recurso a animais, como cavalos, representados em movimentos acrobáticos, a nuvens de fumaça densa.
- centralização da ação principal, onde se encontra o herói.
- recurso visual à estética vertical das armas, compondo ainda mais o cenário de violência.
- no caso da estética neoclássica, a ênfase no exotismo étnico e cultural dos inimigos, geralmente orientais.
- excesso de movimentação e agitação, dadas pelo movimentos dos personagens e pela vibração das formas e cores.
- pintura de grandes proporções, que visam conferir monumentalidade ao evento representado.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
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