quarta-feira, 6 de maio de 2009

Arte Brasileira no século XIX

Com base no livro de Sonia Gomes Pereira, podemos levantar algumas questões importantes, que irão nortear a nossa análise da produção artistica no Brasil novecentista.
1.) A mudança decisiva no cenário das artes plásticas com a vinda da família real em 1808, traduzida no propósito de modernizar o país. A criação da Academia Imperial de Belas Artes faz parte deste processo: a tentativa de atualizar o gosto artístico local, com a implantação da estética acadêmica vigente na França, abriu caminho para a formação de artistas e o incremento das conexões culturais entre Brasil e Europa. O que surge aqui no século XIX é um gosto mais afinado com as novas modas artísticas, sobretudo o neoclassicismo. Coube à Academia garantir os "fundamentos culturais da nação e a inserção do país no panorama cultural internacional" (Sonia Gomes Pereira, p. 109).
2.) Academicismo não significa neoclassicismo: nem sempre o neoclássico reinou absoluto. É preciso lembrar a influência das estéticas românticas e realistas na produção artística local, matizando a idéia da dominancia absoluta do neoclássico. O resultado disso é que os estilos não s sucedem, de forma linear, ao longo do tempo, permitindo, ao contrário, a sobreposição de múltiplos estilos num mesmo momento e por vezes até numa mesma obra.
3.) A produção artística brasileira no século XIX não pode ser considerada uma mera cópia dos modelos franceses, alienada da realidade brasileira. Esta visão, que predominou até recentemente, foi responsável por um certo desprezo preconceituoso em relação à arte brasileira do século XIX. Estudos recentes buscam desmontar tal interpretação, insistindo nos processos complexos que subjaziam à importação dos modismos europeus.
4.) Diversidade dos suportes da arte brasileira: a arte não se limitou, evidentemente, à pintura. É preciso lembrar a arquitetura, revitalizada pela Missão Artística Francesa, a escultura, a literatura e, em meados do século XIX, a fotografia.
5.) Diversidade temática: a arte brasileira do século XIX descobre o Brasil, a começar pela paisagem, pelas gentes, pela histórica e pelos temas ligados à realidade nacional, desembocando numa arte nacional.

Um comentário: