UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DA CULTURA E DA ARTE
Disciplina: História da Arte Brasileira.
Professora Adriana Romeiro
Contato: adriana.romeiro@uol.com.br
Versão 2009
MODULO I: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA DA ARTE
1. Teoria, métodos e abordagens
Leitura obrigatória
COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1991.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1993. Introdução.
Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979. 444p. Primeiro capítulo.
Leitura obrigatória
BARDI, P. M. (Pietro Maria); NIEMEYER, Oscar. Arte no Brasil. São Paulo: c1982. 319p.
ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. Apresentação Walther Moreira Salles. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. 490 p., il. color.
Catálogos da Mostra do Redescobrimento, realizada de 23 de abril a 7 de setembro de 2000, no Parque Ibirapuera, São Paulo.
MODULO II: ARTE E CULTURA BARROCA
Parte I
1. Antecedentes: a arte colonial brasileira.
2. Cultura barroca: matrizes teóricas.
MARAVALL, J. A. A cultura do barroco: analise de uma estrutura historica. São Paulo: EDUSP, 1997 418p.
3. Cultura barroca: temas.
3.1. Corpo
3.2. Morte
3.3. Festa
3.4. Sentido da vida.
Bibliografia
ÁVILA, Affonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco. 2. ed. São Paulo: 1980. 314 p (Triunfo Eucarístico)
CAMPOS, Adalgisa Arantes . Execuções na colônia: a morte de Tiradentes e a cultura barroca. Visionários: a imaginação republicana em Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX., Belo Horizonte, 2003.
CAMPOS, Adalgisa Arantes . A morte, a mortificação e o heroísmo: o homem comum e o santo. Revista do Instituto de Filosofia Arte e Cultura Ifac Ufop, Ouro Preto, v. 02, p. 05-12, 1996.
ABREU, JEAN LUIZ NEVES;. O corpo, a doença e a saúde o saber médico luso-brasileiro no século XVIII. 2006. 302 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir : nascimento da prisão. 4. ed. Petropolis: 1986.
CHASTEL, André. Lê baroque et la mort. In Retórica e barocco. Atti del III Congresso internazionale di studi umanistici. Roma: Centro Internazionale di Studi Umanistici. 1995, p. 33-46.
ARIES, Philippe. Historia da morte no ocidente: da Idade Media aos nossos dias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. 180p
BRETON, David Lê. La chair à vif: usages medicaux et mondains du corp humaine.
KANTOR, Íris & Jancsó, I. Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Edusp, 2001.
Parte II
1. Crítica de arte: visão dos modernistas e visão atual.
- DANGELO, André Guilherme Dornelles. A CULTURA ARQUITETÔNICA EM MINAS GERAIS E SEUS ANTECEDENTES EM PORTUGAL E NA EUROPA:ARQUITETOS, MESTRES-DE- OBRAS E CONSTRUTORES E O TRÂNSITO DE CULTURA NA PRODUÇÃO DA ARQUITETURA RELIGIOSA NAS MINAS GERAIS SETECENTISTAS. Parte I. Diálogo com a historiografia. Tese de doutorado: UFMG, 2006.
- GRAMMONT, Guiomar de. Aleijadinho e o aeroplano: O paraíso barroco e a construção do herói colonial. Autor(es): Guiomar de Grammont Editora: Civilização Brasileira, 2008.
2. Características: arquitetura, talha e pintura.
DANGELO, André Guilherme Dornelles. A CULTURA ARQUITETÔNICA EM MINAS GERAIS E SEUS ANTECEDENTES EM PORTUGAL E NA EUROPA:ARQUITETOS, MESTRES-DE- OBRAS E CONSTRUTORES E O TRÂNSITO DE CULTURA NA PRODUÇÃO DA ARQUITETURA RELIGIOSA NAS MINAS GERAIS SETECENTISTAS. Tese de doutorado. UFMG, 2006.
ÁVILA, Affonso (org.). Barroco: teoria e análise. Tradução Sérgio Coelho, Pérola de Carvalho, Elza Cunha de Vincenzo; apresentação Affonso Ávila. São Paulo: Perspectiva, 1997. 556 p., il. p&b foto. (Styllus, 10).
CAMPOS, Adalgisa A. Introdução ao barroco mineiro. Belo Horizonte: Crisálida. 2006.
BAZIN, Germain. A Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Tradução Gloria Lucia Nunes; prefácio Germain Bazin; apresentação Roberto Marinho. Rio de Janeiro: Record, c.1956. 398 p., il. p.b.
BAZIN, Germain. O Aleijadinho e a escultura barroca no Brasil. Tradução Mariza Murray. 2.ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Record, 1963. 391 p., il. p.b. color.
CARVALHO, Anna Maria Fausto Monteiro de. Mestre Valentim. São Paulo: Cosac & Naify, 1999. 122 p., il. color. (Espaço da arte brasileira).
MACHADO, Lourival Gomes, IGLÉSIAS, Francisco (org.). Barroco mineiro. Apresentação Rodrigo Melo Franco de Andrade. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1978. 443 p., il. (Debates, 11).
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 343 p., 221 il. p&b.
O UNIVERSO mágico do barroco brasileiro. Texto Orlandino Seitas Fernandes, Ricardo Averini, Nicolau Sevcenko, Augusto Carlos da Silva Telles, Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, Dom Clemente Maria da Silva-Nigra, Wolfgang Pfeiffer, Jacques Résimont, Lucio Costa, Ana Maria Fausto Monteiro de Carvalho, Clarival do Prado Valladares, Jaelson Bitran Trindade, João Marino, Márcia de Moura Castro, Léo Gilson Ribeiro, Régis Duprat, Maria Lúcia Montes, Carlos Eugênio Marcondes de Moura, Edson Nery da Fonseca; apresentação Carlos Eduardo Moreira Ferreira. São Paulo: Sesi, 1998. 405 p., il. color.
VASCONCELLOS, Sylvio de. A arquitetura colonial mineira. Revista Barroco. Belo
Horizonte, n. 10, p.7-25, 1979a.
ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. Apresentação Walther Moreira Salles. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. 490 p., il. color.
MODULO III: Século XIX
Leituras obrigatórias
COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX. São Paulo: SENAC, 2007.
CARDOSO, Rafael. A arte brasileira em 25 quadros (1790-1930). Rio de Janeiro, Record, 2007.
PEREIRA, Sônia Gomes Pereira. A arte brasileira do século 19. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.
1.A corte no Brasil
Leitura obrigatória
Caderno Especial da Folha de São Paulo sobre a chegada da corte ao Brasil. 02 mar. 2008.
CASTRO, Isis Pimentel de. Arte & História - concepção de arte no oitocentos e sua relação com a cultura histórica. Saeculum. Revista de História. João Pessoa. Jan. jun. 2006. Site: www.cchla.ufpb.br/saeculum/saeculum14_art02_castro.pdf
Bibliografia
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 630 p., il. p&b color.
Schultz, Kirsten. Versalhes tropical. Record.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O sol do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
FERNANDES, Cybele V. F. “A construção simbólica da nação: A pintura e a escultura nas Exposições Gerais da Academia Imperial das Belas Artes”. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume II, n. 4, outubro de 2007. Texto publicado no site: http://www.dezenovevinte.net/
2. O olhar dos viajantes
SIQUEIRA, Vera Beatriz. “Redescobrir o Rio de Janeiro”. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume I, no 3, novembro de 2006. Disponível no site: http://www.dezenovevinte.net/
RIBEIRO, Monike Garcia. “A Missão Austríaca no Brasil e as aquarelas do pintor Thomas Ender no século XIX”. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume II, n. 2, abril de 2007. Publicado no site: http://www.dezenovevinte.net
BETA, Janaína Laport. “Debret: um olhar estrangeiro”. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume II, n. 4, outubro de 2007. Texto publicado no site: http://www.dezenovevinte.net/
PICCOLI, Valéria. “O Brasil na Viagem Pitoresca e Histórica de Debret”. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume II, n. 1, janeiro de 2007. Site: http://www.dezenovevinte.net/
SIQUEIRA, Vera Beatriz. “Aquarelas do Brasil: A obra de Jean Baptiste Debret”. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume II, n. 1, janeiro de 2007. Site: http://www.dezenovevinte.net/ [1]
3. Romantismo e indianismo
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 32. ed. rev. aum. São Paulo: Cultrix, 1994. 528p.
PICCOLI, Valeria. A IDENTIDADE BRASILEIRA NO SÉCULO 19, por Valéria Piccoli. Site:www.forumpermanente.incubadora.fapesp.br/portal/.rede/numero/rev-NumeroOito/oitovaleria -.
FRANZ, Teresinha Sueli. “Victor Meirelles e a Construção da Identidade Brasileira”. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume II, n. 3, julho de 2007. Texto publicado no site: http://www.dezenovevinte.net/
CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. O último tamoio e o último romântico. IN: www.revistadehistoria.com.br/v2/home/
4. Pintura Histórica
CHRISTO, Maraliz Vieira. Dossiê de pintura histórica. ANAIS DO MUSEU HISTORICO NACIONAL.
CHRISTO, Maraliz Vieira. Pintura, heróis e história no século XIX. Pedro Américo e Tiradentes Esquartejado. Tese de doutorado: Unicamp. 2005.
COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX. São Paulo: SENAC, 2007.
FERNANDES, Cybele V. F. “A construção simbólica da nação: A pintura e a escultura nas Exposições Gerais da Academia Imperial das Belas Artes”. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume II, n. 4, outubro de 2007. Texto publicado no site: http://www.dezenovevinte.net/
MODULO IV: Fins do século XIX e início do século XX
Leitura obrigatória
DUQUE ESTRADA, Luís de Gonzaga; CHIARELLI, Tadeu. A arte brasileira. Campinas, SP: Mercado de Letras, c1995. 270p.
CARVALHO, José Murilo. A formação das almas: o imaginario da Republica no Brasil.
Temas
1. Balanço crítico de Gonzaga-Duque
DUQUE ESTRADA, Luís de Gonzaga; CHIARELLI, Tadeu. A arte brasileira. Campinas, SP: Mercado de Letras, c1995. 270p. Introdução de Tadeu Chiarelli.
2. A temática burguesa: família e retratística.
FRANCASTEL, Pierre. El retrato. Madrid: Cátedra, 1995. Capítulo VI: Renovación y decadência: siglos XIX y XX, pp. 189-233.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 1993.
3.A temática feminina
PRAZ, Mário. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Campinas: Ed.da UNICAMP, 1996. 473p.
DAZZI, Camila. “A Mitificação da Mulher na Cultura Figurativa do último Oitocentos - análise da tela Mater de Henrique Bernardelli. In: 19&20 - A Revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume I, n. 1, maio de 2006 [1]. Site: http://www.dezenovevinte.net/
DAZZI, Camila. “'Augusta Meretrix' - Decadentismo no Meio Artístico Brasileiro Finessecular”. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume III, n. 1, janeiro de 2008. Texto publicado no site: http://www.dezenovevinte.net/
PEREIRA, Ana Carolina de Souza; GEN, Gabriella de Amorim. Oscar Pereira da Silva e suas representações do feminino. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume III, n. 4, outubro de 2008. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/19e20/
4. A temática do negro nas artes e na fotografia no século XIX.
LIMA, Heloisa Pires. “A presença negra nas telas: visita às exposições do circuito da Academia Imperial de Belas Artes na década de 1880”. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume III, n. 1, janeiro de 2008. Texto publicado no site: http://www.dezenovevinte.net/
AMAS-DE-LEITE NO ESTÚDIO DO FOTÓGRAFO – BRASIL, SÉCULO XIX.
Sandra Sofia Machado Koutsoukos. NO ESTÚDIO DO FOTÓGRAFO. Representação e auto-representação de negros livres, forros e escravos no Brasil da segunda metade do século XIX. -- OBS.: Tese aceita para publicação pela Editora da UNICAMP
Sandra Sofia Machado Koutsoukos. Site: www.anpuh.uepg.br/xxiii-simposio/anais/textos/SANDRA%20SOFIA%20MACHADO%
Rafaela de Andrade Deiab. A memória afetiva da escravidão. Revista de História da Biblioteca Nacional. Outubro/2005.
5. Pintura de paisagem: dos viajantes ao Grupo Grimm.
LEVY, Carlos Roberto Maciel. O grupo Grimm: paisagismo brasileiro no seculo XIX. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1980. 112p
6.Mundo caipira/ cultura nacional: Almeida Júnior.
SILVA, Roberto Bitencourt da. “O 'Jeca Tatu' de Monteiro Lobato: Identidade do Brasileiro e Visão do Brasil”. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume II, n. 2, abril de 2007. Disponível no site: http://www.dezenovevinte.net/
As metamorfoses do Jeca Tatu: a questão da identidade do brasileiro em Monteiro Lobato (2003), de Aluizio Alves Filho.
AMARAL, Aracy. A luz de Almeida Júnior. Revista USP. São Paulo, n. 5, p. 57-60, mar. /abr. /maio, 1990.
ALMEIDA Júnior: um artista revisitado. Curadoria Emanoel Araújo; texto Aracy Amaral, Maria Cecília França Lourenço. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2000. 52 p., il. p&b, color.
MODULO V: MODERNISMO BRASILEIRO.
Leituras obrigatórias
AMARAL, Aracy. Artes plásticas na Semana de 22. 5.ed. rev. ampl. São Paulo: Editora 34, 1998. 335 p., il. p&b.
ZILIO, Carlos. A querela do Brasil: a questão da identidade da arte brasileira: a obra de Tarsila, Di Cavalcanti e Portinari: 1922-1945. 2.ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. 139 p., il. p&b., color.
Brito, Ronaldo,“A Semana de 22: o trauma do moderno”in Sete Ensaios sobre o Modernismo. RJ, Funarte, 1983, pp. 13-17
Fabris, Annateresa (org.). Modernidade e modernismo no Brasil. Campinas, Mercado de Letras, 1994
Moraes, Eduardo Jardim de. A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica. RJ, Graal, 1978.
Temas
1.Identidade nacional
2. A temática social
3. A cultura brasileira
4. A figura feminina.
Bibliografia
A AVENTURA MODERNISTA - Coleção Gilberto Chateaubriand. São Paulo; Rio de Janeiro: SESI; MAM, 1994, 59 p. il. p&b. color.
AMARAL, Aracy. Artes plásticas na semana de 22. São Paulo, Perspectiva,/ EDUSP, 1972, 333p. il. p&b.
BATISTA, Marta Rossetti, LIMA, Yone Soares de. Coleção Mário de Andrade: artes plásticas. Apresentação José Mindlin, Gilda de Mello e Souza. 2.ed. São Paulo: USP/IEB, 1998. 322 p., il. color.
CANDIDO, Antonio. A revolução de 30 e a cultura. In:______. A Educação pela noite: e outros ensaios. 2.ed. São Paulo: Ática, 1989. 223 p. (Temas, 1). pp.181-198
D'HORTA, Vera. Lasar Segall e o modernismo paulista. Prefácio Gilda de Mello e Souza. São Paulo: Brasiliense, 1984. 270 p., fotos p&b. (Antologias e biografias).
DI CAVALCANTI, Emiliano. Di Cavalcanti. São Paulo; Rio de Janeiro: MAC; Museu Nacional de Belas Artes, s/d. Não paginado. Il. p&b. color.
MICELI, Sérgio. Nacional estrangeiro: história social e cultural do modernismo artístico em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 211 p., il. color.
SESI (org.). Tarsila, anos 20. Tradução Yara Nagelschmidt, Ann Puntch. São Paulo: Página Viva, 1997. 157 p., il. color.
ZILIO, Carlos. A querela do Brasil: a questão da identidade da arte brasileira: a obra de Tarsila, Di Cavalcanti e Portinari: 1922-1945. 2.ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. 139 p., il. p&b., color.
OBRAS GERAIS
Arte no Brasil. São Paulo, 1979, 2 volumes.
História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, 1984, 2 volumes.
TEIXEIRA LEITE, José Roberto. Dicionário Crítico da Pintura no Brasil. Rio de Janeiro, 1988.
As Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro, 1950.
BARDI, Pietro Maria. História da Arte Brasileira. São Paulo, 1975.
CARLOS Rubens. Pequena História das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro, 1941.
SITES
http://www.dezenovevinte.net/
http://www.itaucultural.org.br/a (Enciclopédia de Artes Visuais)
quarta-feira, 25 de março de 2009
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Ótimo!
ResponderExcluirJá estou aqui, e gostando do blog. Será muito útil para todos.
Um abraço!